top of page

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Manejo do Solo e Água Pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande, tem Experiência em trabalhos com Sistemas Agroflorestais, Agroecologia, extensão rural, e na área da ciência do solo com ênfase em fertilidade, adubação e ciclagem de nutrientes. Secretário Municipal de Agricultura de Junco do Seridó-PB, e atualmente é funcionário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba.
Ailton Francisco dos Santos
Geógrafo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - PROPGEO/UECE. e Doutor em Geografia pela UECE/Universidad de Sevilla - Espanha.  Atua principalmente nos seguintes temas: questões ambientais, uso racional dos recursos naturais da região semi-árida e a problemática da degradação e desertificação.
Iaponan Cardins
de Sousa Almeida
Marcos Jose Nogueira de Souza
Concluiu o Doutorado Em Geografia (Geografia Física) Pela Universidade De São Paulo. Atualmente é Professor - Titular Aposentado Da Universidade Federal Do Ceara, Professor Titular Da Universidade Estadual Do Ceara. Foi Consultor Técnico Da Fundação Cearense De Meteorologia E Recursos Hídricos, Da Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais De Brasília, Do Ministério Do Meio Ambiente E Da Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária. Atua Na Área De Geociências, Com Ênfase Em Geomorfologia E Análise Ambiental. Em Suas Atividades Profissionais Interagiu Com Colaboradores Em Co-Autorias De Trabalhos Científicos. Em Seu Currículo Lattes Os Termos Mais Frequentes Na Contextualização Da Produção Cientifica, Tecnológica E Artístico-Cultural São: Geomorfologia, Desenvolvimento Sustentável, Zoneamento Geoambiental, Meio Ambiente, Analise Ambiental, Ecodinâmica, Geossistemas, Impactos Ambientais, Gestão Ambiental E Semiárido.
Maria Lucia Brito da Cruz
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Bacia Hidrográfica, Geoprocessamento, Mapeamento e Análise e Monitoramento Ambiental.
Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação desenvolvel pesquisas como aluna bolsista de Inicição Científica (CNPq) com temas: Gestão de Recursos Hídricos e Processo Erosivos dos solos. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do programa CT-Hidro CNPq, com pesquisa sobre Gestão de Recursos Hidricos no semiárido e doutorado em Geografia física pela Universidade de Sevilla - Espanha (2012), bolsa de pesquisa da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), com pesquisa em biogeografia na Caatinga Paraibana.
Valéria Raquel Porto de Lima
Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/CE), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Saúde Pública (Linha: Produção, Ambiente e Saúde) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia Civil (Linha: Saneamento Ambiental) pela UFC. Professor Efetivo da Área de Química e Meio Ambiente do IFCE (Campus Fortaleza) e do Mestrado em Gestão Ambiental. Atualmente desenvolve atividades na área de gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. 
Gemmelle Oliveira Santos
Tatiany Soares de Araujo
Geógrafa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (PROPGEO/UECE) e Especialização em Geoprocessamento aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos. Colaboradora Voluntária no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO/UECE). Com experiência na área de Geografia Física e na aplicabilidade das técnicas de Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geoambiental, geomorfologia, cobertura vegetal e uso da terra, recursos hídricos, bacia hidrográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, softwares (ArcGIS, QGIS, Spring, Terra View, AutoCAD, Global Mapper, TackMaker, GvSIG).
Engenheiro Florestral  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Bielefeld (Alemanha). Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: halófitas, biodiversidade, permacultura, salinidade, bioprospecção no semiárido e impactos ambientais. 
Oriel Herrera Bonilla
bottom of page